Visitantes

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cultura da Pêra


As pereiras cultivadas no Brasil são das espécies P. communis L., P. serotina R. e P. bretschneideri R, da família Rosaceae. São frutíferas típicas de clima temperado, com centro de origem euro-asiático, com referências à Europa Central, China, Japão e Indonésia. Cultura permanente, exigente em tratos culturais, que imprescinde de polinização cruzada. O plantio deve ser feito com base em mudas enxertadas dos melhores cultivares disponíveis.Os frutos podem ser consumidos tanto ao natural como industrializados, como compotas, sucos e adicionados em iogurtes.
Cultura apropriada para regiões serranas, frescas e solos férteis. Ultimamente, tem-se dado ênfase à utilização do marmeleiro ou das próprias pêras orientais como seu porta-enxerto.

CULTIVARES:

Híbridos IAC: Primorosa (IAC 9-3), Centenária (IAC 9-47), Seleta (IAC 16-28), Triunfo (IAC 16-34) e Tenra (IAC 15-20, polinizante);
Pêras rústicas tradicionais: tipo D’Água (Branca, D’Água e Valinhos, D’Água de São Roque), tipo Francesa (Madame Sieboldt e Grazzine) e tipo Dura ou D’Água de outono (Kieffer, Limeira, Schmidt e Parda);
Pêras orientais: Okussankichi, Hosui, Kosui, Atago e Yari (para as regiões mais frias);
Pêra européia: Packham’s Triumph (para as regiões mais frias).

PORTA-ENXERTOS: Pereiras comuns (‘Kieffer’ ou ‘Parda’); Pyrus betulaefolia Bunge; Pyrus calleryana Decne e marmeleiros (‘Portugal’ e ‘Provence’).

ÉPOCA DE PLANTIO: Mudas de raízes nuas (transplante): julho a agosto; período das águas.

ESPAÇAMENTO: Com porta-enxerto de pereira: 7 x 5m (convencional), 5 x 2m a 6 x 3m (adensado); com porta-enxerto de marmeleiro: 4 x 2m.

MUDAS NECESSÁRIAS: 285, 556 a 1.000 e 1.250/ha, de acordo com o espaçamento.

CONTROLE DA EROSÃO: Plantio em nível ou cortando as águas, patamares ou banquetas nos terrenos mais declivosos e capinas ou roçadeiras em ruas alternadas, na época das águas; cobertura morta sob as copas ou nas linhas das plantas.

CALAGEM: De acordo com análise de solo, aplicar calcário para elevar a saturação por bases a 70%. Aplicar o corretivo por todo o terreno, antes do plantio ou mesmo durante a exploração do pomar, incorporando-o através de aração e gradagem.

ADUBAÇÃO DE PLANTIO: Aplicar, por cova, 2kg de esterco de galinha ou 10kg de esterco de curral, bem curtido, 1kg de calcário magnesiano, 200g de P2O5 e 60g de K2O, com antecedência de pelo menos 30 dias do plantio. Em cobertura, a partir da brotação das mudas, ao redor da planta, 60g de N, em quatro parcelas de 15g, de dois em dois meses.

ADUBAÇÃO DE FORMAÇÃO: No pomar convencional e em formação, de acordo com a análise de solo e por ano de idade, aplicar 20 a 60 g/planta de cada um dos nutrientes: N, P2O5 e K2O; efetuar a aplicação de N em quatro parcelas, de dois em dois meses, a partir da brotação.

ADUBAÇÃO DE PRODUÇÃO: No pomar convencional adulto, em produção (a partir do 7º ano), dependendo da análise de solo e da produtividade, aplicar anualmente 70 a 140kg/ha de N, 20 a 90 kg/ha de P2O5 e 20 a 100 kg/ha de K2O, e 2 t/ha de esterco de galinha, ou 10 t/ha de esterco de curral, bem curtido. Após a colheita, distribuir o esterco, fósforo e potássio, na dosagem anual em coroa larga, acompanhando a projeção da copa no solo e, em seguida, misturá-los com a terra da superfície. Aplicar o nitrogênio, parceladamente, de dois em dois meses, a partir do início da brotação.

Observação: Para plantios adensados ou com porta-enxerto de marmeleiro, aplicar os adubos no pomar em formação e no adulto, de modo similar aos plantios convencionais, reduzindo as dosagens proporcionalmente à área ocupada por planta.

IRRIGAÇÃO: aconselhável nas estiagens da primavera, em bacias, sulcos ou por gotejo, ou sua substituição parcial por cobertura morta em áreas de adequado equilíbrio hídrico do solo.

OUTROS TRATOS CULTURAIS: Capinas, podas de formação, de limpeza e de frutificação; condução forçada das plantas (taça) e raleio dos frutos. Herbicidas: diquat, paraquat, glyphosate, simazine e linuron.


CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS:

No inverno: cianamida hidrogenada para quebra de dormência, calda sulfocálcica concentrada, oxicloreto de cobre e óleo mineral;
Na vegetação: fungicidas, tendo por base oxicloreto de cobre, captan, mancozeb, thiram, thiophanate methyl, dodine, folpet, enxofre, thiabendazole.
Inseticidas: parathion methyl, dichlorfon, fenthion, ethion, azinphos ethyl, phosmet, enxofre, malathion, óleo mineral, fenitrothion, dimethoate.

COLHEITA:

Dezembro a abril: safras comerciais a partir do 5º ano de instalação do pomar;
Ponto de colheita: frutos de vez, para perfeito sazonamento;
Colheita manual em cestas rasas ou em caixas.

PRODUTIVIDADE NORMAL: 10 a 30 t/ha de frutos, em pomares adultos, racionalmente conduzidos e conforme o espaçamento.

Fonte: Toda Fruta

Nenhum comentário:

Postar um comentário