Visitantes

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Organicos


As frutas orgânicas nos dão o prazer e a certeza de um alimento saudável sem alterações, nutritivo, e saboroso, favorecendo o bem estar e a qualidade de vida.
O Brasil apresenta excelentes condições para se tornar um dos maiores pólos produtivos de frutas tropicais para o mercado mundial. Seu clima permite a produção de todos os tipos de frutas tropicais e algumas delas proporcionam mais de uma safra por ano.
É um mercado que tem atraído uma quantidade crescente de agricultores familiares, mesmo em se tratando de uma atividade mais intensiva em mão de obra, pois sua rentabilidade é superior põe hectares que as culturas de grãos, como arroz, soja, milho, entre outros.
O Brasil está entre os primeiros produtores mundiais de frutas, com um amplo leque de ofertas, exportando 600 mil toneladas de frutas orgânicas frescas, perfazendo um total de U$240 milhões, equivalente a 2% da produção nacional.
O principal mercado atualmente de frutas orgânicas brasileiras é a União Européia, representando 70% das exportações.
Antes de aderirmos ao cultivo de qualquer espécie frutífera é necessário um estudo de mercado local e regional verificando quais são as possibilidades de comercialização das frutas orgânicas de forma rápida e eficiente.
A decisão de ter um pomar orgânico implica em adequar tecnologias específicas, conhecimento que se referem as estratégias de adubação e controle fitossanitário, para obtenção de um produto final de acordo com as exigências do mercado consumidor.
O fornecimento de nutrientes através de resíduos e composto orgânicos, geralmente é acompanhado da introdução de adubos verdes ou do manejo do mato nas entrelinhas, a fim de promover a manutenção da matéria orgânica no solo. Já os métodos de controle de pragas e doenças aprovados pelos certificadores, envolvem a utilização de caldas, extratos vegetais e práticas de controle biológico. Todas estas técnicas ainda estão sendo desenvolvidas para cada uma das espécies frutíferas nas diversas regiões brasileiras. A produção das áreas pioneiras, entretanto, já se encontra no mercado para atender parte da demanda existente.
Esse sistema de produção apresenta inúmeras vantagens não apenas porque proporcionam um maior valor agregado, mas devido a um maior respeito ao meio ambiente, sua biodiversidade, equilíbrio e a criação de ecossistemas mais saudáveis. Podemos citar também as vantagens do consumidor que estará livre de substâncias químicas e dos pequenos produtores que estarão sem riscos de contaminação.
É possível acreditar que o aumento do consumo mundial de frutas frescas e processadas pode beneficiar de forma especial o Brasil, aproveitando os novos valores que imperam nos países desenvolvidos que são a conservação ambiental e a qualidade de vida (obtida, entre outras condições, pela melhoria na qualidade da alimentação.
No que diz respeito à comercialização, um mercado bastante atraente é o de exportação, responsável pela maior aquisição do produto nacional. Para o produtor que puder investir neste mercado, as perspectivas de expansão das vendas são crescentes, à medida em que os consumidores europeus, na busca pela qualidade alimentar, querem aumentar o consumo de frutas orgânicas.
Embora ainda hoje tenhamos dificuldades de encontrar frutas orgânicas com freqüência e diversidade, existe um potencial para tais produtos devido aos vários climas e regiões encontradas no Brasil, podendo esse ser um país com possibilidades de expansão em sistemas agroecológicos tanto de frutas tropicais como subtropicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário